segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Monumentos Brasília

Desde que começamos a montar nossa casa em São Paulo que queríamos uma tela, quadro ou algo do gênero que lembrasse nossa amada Brasília. Afinal, mesmo não tendo nascido na Capital Federal, fomos criados lá e lá estão nossas famílias, amigos, histórias e origens.
A ideia foi amadurecendo até que nosso amigo e designer gráfico Chris, The Red foi solicitado (leia-se intimado) a fazer algumas criações pra gente. Queríamos escolher monumentos que representassem a cidade e tivessem a ver com nossa história pessoal.

Resultado: tamanhos e formatos diferentes para os três quadros para poder fazer uma composição menos careta.
Inicialmente pensamos apenas nos Candangos, que é um monumento símbolo da cidade e obra do artista Bruno Giorgi. A estátua que já se chamou Os Guerreiros e foi exposta na Bienal de São Paulo em 1957, chegou à famosa Praça dos Três Poderes antes mesmo da inauguração de Brasília.




















Conhecida como “igrejinha”, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima foi o primeiro templo de alvenaria construído em Brasília. Na infância, morei na quadra da igrejinha e fui a várias missas lá, além de fazer parte do meu dia a dia passar sempre por ali. Projetada por Oscar Niemeyer, sua arquitetura faz referência a um chapéu de freiras e os azulejos da fachada e de seu interior são de Athos Bulcão.
Curiosidade: a igreja foi construída em 100 dias como pagamento de uma promessa feita pela primeira-dama Sara Kubitschek para curar sua filha. Sua inauguração foi em junho de 1958.













Também projetado por Oscar Niemeyer, o Teatro Nacional de Brasília [Teatro Nacional Cláudio Santoro – homenagem ao músico amazonense] foi inaugurado em janeiro de 1961, mas teve sua finalização apenas em abril de 1981. Foi escolhido para estar em nossa casa por fazer parte da trajetória do Sandro, que é músico e muito frequentou suas salas de espetáculos, hora como plateia e hora como atração. Sua estrutura tem a forma de uma pirâmide irregular e uma fachada de cubos e retângulos assinada por Athos Bulcão.








Fotos:
Igrejinha: Augusto Areal – www.viverbembrasilia.com.br
Teatro: Divulgação/Arquivo Público do Brasil – www.brasil.gov.br

Um comentário:

Flavinha Gomes disse...

Bacana mesmo. Tenho os "Candangos" aqui. Minha irmã me trouxe de Brasília. Bjus