domingo, 25 de dezembro de 2011

Feliz Natal!

Desejo muita paz e união entre as famílias, amigos e para todos nós. Que todos aproveitem a corrente de boas vibrações trazidas com período natalino e, independentemente de crenças, possam se fortalecer na prática constante do amor, da caridade e do respeito.

Feliz Natal!
Beijão a todos.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Horta na janela

Há tempos que quero ter uma hortinha em casa. Já tive algumas tentativas, mas nada foi pra frente. Recentemente, resolvi fazer uma última tentativa que seria em vasinhos individuais e tenho procurado saber mais sobre a melhor forma de cuidar. Agora, encontrei algo que achei muito bacana, a Window Farms, ou Fazendas de Janela. É uma iniciativa que começou em Nova Iorque e tem encontrado adeptos mundo afora. A ideia é que cada um transforme sua janela em uma fazenda, tenha alimentos mais saudáveis cultivados na própria casa e, ainda, troque informações sobre os resultados. Por isso, uma grande comunidade virtual conversa diariamente sobre suas experiências e vai aperfeiçoando as técnicas da prática das Fazendas de Janela. A ideia já chegou ao Brasil e tem um grupo específico dividindo conhecimentos, expectativas e resultados.

Já entrei no grupo e já coloquei a construção da minha Window Farm na lista de projetos para 2012, mas bem o início do ano. Trata-se de um jardim hidropônico vertical, mas já tenho visto técnicas diferentes da hidroponia que também parecem ser bastante eficientes. Principalmente para iniciantes [como eu], que não entendem muito sobre como instalar bombas d’água e regular nutrientes. Percebi que, com a evolução do processo, já existe hoje um kit a ser comprado fora do Brasil com um design mais modernoso. Achei bonito, mas quero fazer a minha de pet. Enfim, quem mora em apartamento, ou casa sem quintal, e quer ter sua fazenda na janela, existe uma possibilidade. Vale a pena tentar!



















Para saber mais, visite o site Window Farms ou o Grupo do Brasil. Continuo com minha pesquisa e postarei aqui o que encontrar de novidades a respeito.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Nossos decorativos natalinos

Chegou o Natal lá em casa. Atrasado, devido a reforma, mas chegou. Quando a sala ficou desocupada de coisas da reforma, nem pensei, já fui logo iniciando a montagem de tudo. Minhas compras natalinas estavam todas guardadas esperando por esse momento. Não dormi enquanto não teve uma árvore montada, com piscas, presépio e tudo mais. No outro dia acertei os demais detalhes da casa. Com o atraso, desanimei de algumas coisinhas que tinha pensado, mas não pude deixar de montar meu pinheirinho novo e enfeitar a porta.


Há muito tempo queria fazer essa decoração da porta. Não é uma ideia minha. No prédio onde o Sandro morava com a família em Brasília, eles tinham um vizinho de porta que usava esse laço. Quis ter um, desde a primeira vez que vi. O lado de dentro ficou assim

A árvore é um pinheiro tradicional não muito grande. Sempre teve na casa da mamãe um dessas e há tempos queria ter um também, que não fosse nada modernoso, reciclado ou coisas assim... apenas o tradicional.


O presépio é bem singelo, mas é outra realização. Sempre gostei. Na casa da minha avó materna tinha um e, desde criança, adora ver o presépio montado.


Gosto de piscas na janela, ou próximos a elas pra serem vistos por quem passa na rua. Como já disse, ando olhando as janelas alheias e gosto de cuidar da minha sempre, principalmente do Natal. Mas como atrasamos e a reforma ainda não acabou totalmente, resolvi simplificar. Troquei luzes por um singelo Feliz Natal.

Sobre a mesa: uma vela e enfeites de crochê
As plantinhas também entraram no clima
Já é o terceiro ano que uso esse detalhe do banheiro

Esse post está participando do blog Criações em Família de um post comunitário em que vários blogueiros estão mostrando suas decorações para o Natal de 2011. Acesse o link e veja quantas ideias bacanas o pessoal tem criado por ai. Vale a pena!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Pronto, passou! Não quero mais.

As lojas de design modernoso criam coisas bacanas, bonitas, inovadoras. São peças que quando batemos o olho pela primeira vez pensamos: Nossa que bacana! Queria um desses...
Cinco minutos depois o pensamento muda: pra que vai me servir isso além de ocupar espaço...
Vamos lá, achei umas coisas bacanas, mas duvidosas.

Que cachorrinho lindo! Quando vi, já o imaginei na minha estante, ou melhor, no chão ao lado de outra estante que ainda é um projeto na minha cabeça... logo em seguida ele ficou cheio de poeira e eu já tropecei nele duas vezes [daqueles tropeções que batemos só o dedinho mindinho e recebemos imediatamente a visita de uma constelação de estrelas coloridas]. Pronto, passou! Não quero mais.

Esse mimo pra colocar na caneca e servir um biscoitinho fino acompanhando o chocolate pra visita... Ai, que lindo!.. E depois você precisa de um espaço na gaveta pra guardar a pecinha, que você nunca vai se lembrar de usar [e, quando lembrar, não vai encontrar na bagunça da gaveta de tranqueiras]. Aliás, quando mesmo você serve chocolate na caneca pra suas visitas?... Pronto, passou! Não quero mais.

Esse funil específico pra colocar os grãos no pote, sem deixar nada cair fora? Essencial! Quero um pra mim e outro pra dar pra mamãe, muito útil. E o espaço pra guardar isso? Em quais potes que tenho isso irá servir como no da foto? Vou trocar todos os potes também? Toda vez que for colocar alguma coisa no pote vou lembrar de pegar isso, afinal esse pote tem a boca tão grande... Precisa mesmo? Pronto, passou! Não quero mais.

Pronto! Assim, vamos exercendo o desapego, economizando e não acumulamos coisas em casa... faz parte de um tratamento pessoal [se é que me entendem].

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Viva o Samba

A representação genuína de nosso país, o Samba, é comemorada hoje, 2 de dezembro: Dia Nacional do Samba. A data não equivale ao primeiro samba gravado, Pelo Telefone, uma homenagem a Donga (quem o gravou) ou coisa assim, mas a data em que Ary Barroso visitou Salvador pela primeira vez. O curioso é que nessa primeira visita ele já havia gravado Na Baixa do Sapateiro, o samba que diz “Bahia terra da felicidade” e “Bahia que não me sai do pensamento”.


Comemoramos o dia com um achado decorativo: uma linha samba de puffs. Criada no ano passado por designers da PUC-PR, ganhou o XI Prêmio House & Gift de Design e, além de lindos, são sustentáveis. Produzidos com madeira certificada e revestimento feito com fibra de bananeira.


Cada puff é um instrumento e quando se juntam formam a tradicional roda de samba. Nas estampas: verde e amarelo, calçadão e Copacabana e fitinhas do Nosso Senhor do Bonfim.
Se eu tivesse jardim e piscina, queria um desses com certeza.


Um fim de semana com muito Samba para todos nós!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Retrofit* no quarto

A bagunça em casa diminuiu [um pouquinho] e essa noite já foi possível dormir no meu quarto. Assim, paredes pintadas, um armário vazio e uma cama no meio. Mais nada! Mas o melhor quarto do mundo. Agora, que as coisas começam a ganhar um rumo no caos, começam a borbulhar ideias, opções e sonhos de como vai ficar. Tudo que já estava planejado na cabeça se constrói e se descontrói inúmeras vezes ao dia. E as imagens que encontramos nos arquivos guardados como referência e na internet só ajudam a piorar a vontade de ter tudo ao mesmo tempo, agora.

Por exemplo...

Quero uma cômoda como essa, sem o espelho, pra colocar a TV. Será que encontro uma não muito cara?

Acho charmoso um criado mudo desses, mas será que junta à cômoda não vai ser rococó demais?

Uma cômoda dessas também ficaria legal.... ai, mas aquela outra...

Se o espaço entre a cama e a TV fosse suficiente para um sofazinho assim... nem pensava duas vezes. Acho tão chique!

Pra cabeceira queremos uma branca básica e lisa como essa, sem esses incrementos nas laterais.

Acho que vou ter um cantinho pra uma cadeira charmosa assim na entrada. Claro, que não será assim trabalhada no rosa e pretendo que seja mais clean. Estou numa fase menos é mais... [tô tentando, gente. Tô tentando!]

*Gosto dessa palavra. Soa bem dizer que está fazendo um retrofit no apartamento, não é? Na verdade, é isso mesmo: uma atualização das coisas. Pintura, melhoria de alguns móveis e de parte elétrica, mas não chega a ser uma reforma com quebra-quebra.

Fotos tiradas da internet.